Mas afinal, o que se passa nesse órgão humano que pesa em média de 1Kg e 500g, quando se decide comprar ou não alguma coisa? Aprovar um orçamento ou não? Para isso coletamos alguns dados básicos, que todo empreendedor deve saber com os especialistas que estudam o cérebro e como reagem aos impulsos comerciais, ciência essa que se dá o nome de neuromarketing e nos traz alguns dados interessantes.

Primeiro você deve saber que o cérebro tem três importantes partes. O sistema reptiliano que é semelhante ao dos animais e onde são gerados os impulsos; o sistema límbico onde ocorrem as emoções e está bem próximo do sistema reptiliano, por isso alguns dos impulsos são ligados diretamente com a emoção do momento. Como por exemplo:
Quem nunca comprou algo movido por um impulso, que gerou uma emoção e assim que fez a compra, passando alguns minutos, dias ou meses se arrependeu? Isso também acontece porque a terceira e última parte daquelas três importantes partes é o neocórtex, onde ocorrem os cálculos, a razão, o pensamento de fato consciente e diferente do reptiliano e do sistema límbico que em sua maior parte é inconsciente. Os especialistas descobriram que os impulsos de compra estão ligados diretamente naquela primeira parte. O sistema reptiliano possui algumas características importantes que devemos saber na hora em que um cliente está tomando uma decisão de compra. E Quais são essas características?

  • Egocêntrico: o cérebro reptiliano é muito egoísta, não presuma que ele tenha paciência ou empatia por qualquer coisa que não interesse à sobrevivência e bem estar dele.
  • Contraste: é sensível ao contraste, antes e depois, com ou sem, arriscado ou seguro, devagar ou rápido.
  • Números: não decide nada baseado só em números, ele está à procura de coisas amigáveis e familiares, com fácil acesso à informação. Resposta em 24 horas, produto que não quebra, mais dinheiro no seu bolso.
  • Visual: ele é totalmente visual, por isso que o ser humano é muito visual e também é extremamente amante da emoção, porque ele está muito ligado e bem pertinho do sistema límbico.
  • Gosta do simples: Quanto mais complicado for, mas atrito gera na mente das pessoas e maior a chance de não simpatizar com o tema em questão.
  • E o mito dos R$9,99 também faz parte do estudo: segundo o estudo o nosso cérebro trabalha mais para assimilar os números que não estão arredondados. Logo ele se convence de que é a melhor opção, além de inconscientemente trazer a leve sensação daquele mais barato. Começo e fim, o reptiliano não lembra a maioria das coisas que você coloca no meio do seu discurso. Então reforce sempre no final os pontos
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