O futuro está chegando muito mais rápido do que se imaginava, acelerando as tendências digitais que já vinham transformando o comportamento do consumidor. A pandemia ajudou nesse ritmo acelerado e dessas mudanças comportamentais em todo o mundo e em como as pessoas vivem suas vidas, como trabalham, comem, se comunicam, brincam e aprendem. E isso se estende aos padrões de consumo também, todas as categorias incluindo: alimentos, entretenimento e saúde; as empresas precisam entender como que esse novo mundo afeta todos os seus pontos de contato com o cliente, se quiserem reinventar ativamente seu próprio futuro e não ficar a mercê de eventos externos.

Levantado pela Global Consumer em sites, percebermos como que essa mudança já é real. 59% das pessoas passaram a usar mais aplicativos de Vídeo Chat para realizar suas reuniões online, 74% das pessoas trabalham em casa pelo menos uma parte do tempo, 45% dizem que estão usando mais o celular como canal de compras.  É uma tendência que já vemos na mídia, o uso do celular, e que só vem para consolidar essa questão também comercial da coisa, então para quem tem o seu próprio negócio, é importante ficar atento em como está utilizando o celular em prol do seu negócio, já que é o canal que as pessoas mais utilizam, inclusive para fazer compras.

Em dados levantados 45% das pessoas evitam o uso de plástico sempre que possível, mostrando que as pessoas estão começando a ter aquela consciência de que há muito tempo era preciso ter, e que parece que agora a coisa está tomando corpo. Então também é muito importante pensar na sua empresa, e em como está cuidando da responsabilidade sócio ambiental, porque o consumidor com certeza está olhando, está observando as marcas e empresas que se preocupam com essa consciência verde, 69% das pessoas dizem que o covid19 aumentou o foco na gestão da saúde mental e o seu bem estar. Outro dado importante inclusive até para os colaboradores. As pessoas estão mais preocupadas com a saúde mental, então talvez não é só o fator monetário que conta como anda a saúde mental do nosso interior, também é importante sempre estar atento a essas pesquisas e sempre fazer um comparativo com a realidade. 36% das pessoas estão gastando mais com entretenimento e mídia, olha outro dado interessante, são apenas alguns dados levantados pela pesquisa, que é muito importante para olhar de maneira global e não somente o mercado.

O que os outros mercados estão fazendo e como estão fazendo? Será que é fácil adaptar para o seu negócio? Essas são perguntas importantes que empreendedores precisam fazer para ficar um passo à frente principalmente no que diz respeito à experiência do cliente.

 

Share

Leave a comment