Uma das grandes dúvidas de quem está começando no mundo digital ou lançando o seu primeiro site é exatamente sobre o funcionamento do Google e de outros mecanismos de busca. Uma pergunta que sempre recebemos é “como fazer para o Google encontrar o meu site?”.

Alguns métodos simplesmente fazem o seu site aparecer no Google, outros, além de permitir que o Google encontre o seu site, podem agregar valor ao domínio e à marca. Por isso, resolvemos sanar este questionamentos e outros detalhes que também podem ser dúvidas frequentes sobre o assunto.

Como fazer para o Google encontrar o seu site?

“Ahhh, como eu faço o meu site ser encontrado pelo Google?”. Veja quais são os diferentes caminhos para fazer o seu site aparecer no Google:

  1. Cadastre o sitemap.xml no Google Search Console;
  2. Solicite a indexação
  3. Fortaleça seus links
  4. Divulgue o link dos seus sites nas redes sociais
  5. Tenha um código limpo
  6. Preze pela rapidez do seu site
  7. Crie conteúdos estratégicos e de valor
  8. Mantenha seu site atualizado

Entenda cada um destes tópicos a seguir:

1. Cadastre o sitemap.xml no Google Search Console

O Google tem o seu modelo preferido e mais indicado de todos para indexar sites, o cadastro do sitemap.xml no Google Search Console (GSC).

Embora esse seja o modelo mais conhecido e indicado, é impressionante a quantidade de sites que ainda não usou o método, seja por não ter um Sitemap XML, ou por ter, mas não fazer o cadastro no GSC.

Esta é, provavelmente, a forma mais eficaz de fazer com que o Google indexe um site, pois você entrega de forma organizada todas as páginas do site (ou quase todas, listando pelo menos as mais importantes).

Apesar do Sitemap XML ser o mais indicado, o Google aceita outros formatos, como um simples arquivo de texto (sitemap.txt), com uma lista de URLs do seu site, uma por linha. Simples assim. Basta enviar este arquivo também pelo Search Console. Não tem desculpa para não ter um sitemap por lá.

Se ainda assim você quiser um Sitemap XML, você pode usar uma ferramenta como o WriteMaps para isso. Na Academia de Marketing Digital, no módulo de SEO, temos uma aula explicando como usar a ferramenta que, entre outros recursos, gera um sitemap.xml a partir da arquitetura de site que você construir.

2. Solicite a indexação

Antigamente, o GSC tinha a opção de rastrear como o Google. Agora, ele não conta mais com essa opção e quando você quer que uma URL seja indexada mais rapidamente, é preciso ir no GSC e clicar em ‘Inspeção de URL’ e colocar a URL na caixa de busca que vai ficar destacada. Após inserir a URL lá e buscar, você pode ver se a página está indexada ou não. Se não tiver, pode solicitar a indexação.

Share

Leave a comment